Estamos prontos para utilizar a avaliação em pares na Educação a Distância? Um estudo de caso em um curso de especialização

Marcelo Werneck Barbosa, Maria Augusta Vieira Nelson

Resumo


Este trabalho apresentou o estudo de um caso de aplicação da técnica de avaliação em pares como mecanismo de avaliação em um curso de especialização à distância. O estudo foi realizado por meio do preenchimento de um questionário pelos alunos e também pela análise de dados do próprio curso estudado. A maioria dos alunos considerou a avaliação realizada pelos colegas como justa ou muito justa e que ela contribui com seu aprendizado. Entretanto, este trabalho identificou indícios que uma parte considerável dos alunos não se dedicou completamente à avaliação. O trabalho ainda apresenta lições aprendidas da execução deste processo.

Palavras-chave


educação à distância, avaliação em pares, mecanismos de avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67344

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br