Modelo de sistema operacional básico para ensino na Ciência da Computação

Dallan Augusto Toledo Reis, Maurício Araújo Dias, Raphael Garcia, Paula Tavares Pinto, Andreia Cristiane Silva Wiezzel

Resumo


A inclusão de atividades práticas no ensino de Sistemas Operacionais facilita a aprendizagem, porém incorpora novos desafios à disciplina, por exemplo, desenvolver novos sistemas operacionais. Propõe-se neste artigo um modelo de referência de núcleo de sistema operacional básico, que contribui para estudantes compreenderem mais claramente aspectos relacionados ao desenvolvimento prático de sistemas operacionais. Para tanto apresenta-se o Modelo de Sistema Operacional Básico (MSOB), desenvolvido em linguagem de alto nível, que serve como modelo de referência para o desenvolvimento de sistemas operacionais. Os resultados alcançados com sua aplicação revelaram aumento da compreensão nos estudantes, com impacto positivo no ensino prático de Sistemas Operacionais.

Palavras-chave


sistema operacional, ensino, ciência da computação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67341

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br