Mapeamento Sistemático sobre Abordagens de Mensuração de Autorregulação da Aprendizagem

Rodrigo Lins Rodrigues, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, João Carlos Sedraz Silva, Hugo Vieira Lucena de Souza, Alex Sandro Gomes, Fernando da Fonseca de Souza

Resumo


Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um mapeamento sistemático com a finalidade de identificar as principais abordagens de mensuração de características de autorregulação da aprendizagem em ambientes online. A identificação destas abordagens fornecem subsídios para identificar as principais formas de análises e coletas que estão sendo utilizadas na literatura. Os resultados mostram que ainda é pouca expressiva a quantidade de trabalhos que utilizam dados comportamentais, através de logs, para a mensuração em tempo real. Este parece ser um tema desafiador especialmente considerando o número cada vez maior de cursos a distância, número de alunos e volume de dados gerados em plataformas de aprendizagem online.

Palavras-chave


Autorregulação da Aprendizagem, Mapeamento Sistemático, Sistema de Gestão da Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67338

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br