Validação de um instrumento de mensuração de autorregulação da aprendizagem em contexto brasileiro usando análise fatorial confirmatória

Rodrigo Lins Rodrigues, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, João Carlos Sedraz Silva, Alex Sandro Gomes, José Alexandro Viana Fonseca, Fernando da Fonseca de Souza

Resumo


A escala de autorregulação da aprendizagem Online Self-Regulated Learning Questionnaire (OSLQ), desenvolvida por (Barnard, Lan e To, et al. 2009), é um instrumento para avaliar as características de autorregulação da aprendizagem de estudantes em cursos na modalidade online. O presente estudo visa investigar a aplicabilidade deste instrumento, verificando se o mesmo é válido para mensurar características de autorregulação da aprendizagem nos moldes da educação a distância no Brasil. Foi realizada uma pesquisa com 408 participantes de cursos na modalidade EAD com idade média de 30 anos (DP=18,23). A análise dos dados foi realizada por meio de análise fatorial confirmatória e os resultados indicaram que o modelo de seis fatores mensurado através dos itens do instrumento se ajusta à amostra analisada no Brasil. Considerações acerca da validade interna e da proposta conceitual do instrumento são discutidas neste artigo.

Palavras-chave


Autorregulação da Aprendizagem, OSLQ, Análise Fatorial Confirmatória.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67337

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