Metodologia Pluralista Racional de Ensino envolvendo Robótica Educacional LEGO® aos avanços conceituais dos Estudantes sobre Calor e Temperatura

Osmar Henrique Moura da Silva, Wesley Olivatto

Resumo


Caracteriza-se a aplicação de uma particular metodologia de ensino aos conceitos de calor e temperatura com parte de atividades experimentais envolvendo a robótica educacional LEGO® em estudantes do nível médio. Para tanto, o estudo empenhou-se em estruturar: uma estratégia pedagógica, no caso, construtivista e baseada num pluralismo metodológico com orientação racional; uma sequência de atividades experimentais, de caráter qualitativo, abrangendo a robótica LEGO® em meio a outras de baixo custo. Como forma de representar alguns típicos avanços conceituais dos aprendizes, uma análise integral dos dados de um estudante é exemplificada. Além da estratégia pedagógica que se contribui como alternativa à situação, espera-se que a presente reunião dos desenvolvimentos demonstrativos se mostre proveitosa e
convidativa àqueles que buscam vincular essa robótica em suas aulas acerca dos conceitos físicos então focados.

Palavras-chave


Robótica educacional LEGO®, metodologia pluralista de ensino, orientação racional, calor e temperatura, ensino médio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67336

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br