Percepções de tutores de instituições do Rio de Janeiro sobre as competências técnicas

André Tenório, Elaine dos Santos Lopes, Thaís Tenório

Resumo


As competências técnicas correspondem a aspectos relacionados à expertise do tutor nos conteúdos do curso em que atua e são úteis ao conduzir o processo de
ensino-aprendizagem. Com o objetivo de identificar o papel dessas competências na atuação a distância, as percepções de dez tutores de cursos superiores do Rio de Janeiro foram colhidas por questionário. Para os pesquisados, a formação acadêmica fora essencial para desenvolver as competências técnicas, mas a experiência profissional permitira aperfeiçoá-las. Independentemente de o tutor atuar em cursos condizentes com sua área acadêmica, a formação pedagógica específica para educação a distância foi descrita como necessária. Os pesquisados consideraram as competências técnicas essenciais para a prática tutorial.

Palavras-chave


educação a distância, tutor, competências técnicas, didática.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67334

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