Utilização de Problem Based Learning como Estratégia de Ensino em uma Instituição Federal de Ensino.

Fabricio Sobrosa Affeldt

Resumo


O presente trabalho propôs a superação das barreiras tradicionais com a utilização de estratégias pedagógicas para a implementação de inovações no ensino da área de Administração, utilizando-se situações de aprendizagem e problem based learning. A metodologia utilizada foi a da “pesquisa-ação”. Se propôs um modelo construtivista, composto por uma metodologia de ensino e um ambiente de aprendizagem, elaborados com base no construtivismo. O modelo foi formado por “Contextos de Aprendizagem” e “Situações de Aprendizagem”, baseados em problemas empresariais reais. Os resultados indicam que o modelo proposto atende aos requisitos: resolução de problemas; objetos de aprendizagem contextualizados; apoio à construção do conhecimento; apresentar condições para atividades aplicáveis à realidade; atividades resolvidas em grupos; tarefas realizadas através de problemas que reflitam situações concretas.

Palavras-chave


ensino de administração, problem based learning, estratégia de ensino, situações de aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67330

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br