Inclusão Digital de Pessoas Idosas: Um Estudo de Caso utilizando Computadores Desktop e Tablets

Rosana Gonçales Oliveria Rocha, João Roberto Gomes de Faria, André Barros de Sales, Rita Brito, Marília Abrahão Amaral, Márcia Barros de Sales

Resumo


Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da interação de um grupo de idosos utilizando computadores pessoais e tablets em projeto de inclusão digital e foi realizado na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP, campus Bauru. Participaram nestas Oficinas 18 pessoas idosas, com idade entre 60 e 75 anos, todos alfabetizados e com escolaridade e classes sociais heterogêneas. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo exploratória e com abordagem qualitativa. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira todos os participantes aprenderam informática básica, como navegação e comunicação na internet, e edição de textos, utilizando computadores desktop. Na segunda fase, 13 idosos continuaram utilizando os desktops, enquanto os outros cinco idosos utilizaram os tablets. Entre os resultados obtidos com os uso dos tablets neste projeto, os usuários idosos destacaram a facilidade de executar as tarefas neste dispositivo, pela facilidade de uso, o manuseio, a mobilidade, a sua leveza e o acesso aos aplicativos nestes dispositivos.

Palavras-chave


Inclusão Digital, Idosos, Tablets

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67329

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br