Aplicações de realidade aumentada no ensino de Física a partir do software LAYAR

Luciano Denardin de Oliveira, Ramón Cid Manzano

Resumo


Neste trabalho exploramos alguns aspectos e características da realidade aumentada e apresentamos uma outra forma de trabalho com essa tecnologia pouco empregada na área educacional a partir do software LAYAR. Explicamos o funcionamento do software e de suas principais ferramentas, sugerindo como que cada uma delas pode ser usada em aulas de física. Um exemplo de material didático incrementado com recursos de realidade aumentada empregando o LAYAR também é detalhado. Por fim, acreditamos que essa tecnologia se aproxima muito das características que atendem às demandas educacionais atuais e se revela uma versátil ferramenta para contribuir na qualificação da prática docente.

Palavras-chave


Realidade aumentada, LAYAR, ensino de física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67326

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br