Formação de professores de matemática para o uso efetivo de tecnologias em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61455Palavras-chave:
tecnologias digitais, representações dinâmicas, professores de matemática.Resumo
apesar do desenvolvimento das tecnologias digitais em diversas áreas, estudos apontam que estes recursos ainda são utilizados de forma insuficiente ou precária no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Neste cenário, o artigo apresenta um estudo em andamento com o objetivo de qualificar a apropriação da tecnologia por parte dos professores de matemática. O estudo se fundamenta na teoria da abordagem instrumental (Rabardel) no que se refere ao processo de apropriação de um artefato (software GeoGebra) e na teoria dos registros de representação (Duval) no que diz respeito à articulação do conhecimento matemático através do uso de representações dinâmicas. A partir deste enfoque, são apresentadas estratégias de formação que possam qualificar o processo de apropriação da tecnologia pelos professores de matemática.Downloads
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Publicado
2015-12-30
Como Citar
STORMOWSKI, V.; ALICE GRAVINA, M.; VALDENI DE LIMA, J. Formação de professores de matemática para o uso efetivo de tecnologias em sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61455. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61455. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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