O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DA PAZ
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61451Palavras-chave:
bullying, cyberbullying, TICs, cultura juvenil, cultura de paz.Resumo
Este artigo é derivado da pesquisa desenvolvida como forma de conclusão do curso de Especialização em Mídias da Educação (3ª edição) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na contemporaneidade, a utilização das tecnologias da educação e informação como um instrumento mediador das relações sociais, internas e externas à escola, é cada vez mais presente e relevante. Em função disso, evidenciam-se incertezas e lacunas da formação inicial e continuada dos docentes, muitas do ponto de vista da atuação pedagógica neste contexto. Uma das questões candentes nessa conjuntura, principalmente dentro do contexto escolar, são ações de agressão on-line, denominado cyberbullying. Partindo do pressuposto de que a escola é um espaço de diversidade, heterogêneo, e de convivência com o/a outro/a, cabe principalmente a ela prever respostas e construir ações no intuito de combater tal fenômeno. Neste sentido, a presente investigação busca compreender como o cyberbullying incide sobre a escola e suas implicações no contexto. De caráter qualiquantitativo, a pesquisa se apresenta como estudo de caso com os/as alunos/as de duas turmas do Ensino Médio de uma escola da rede Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido individualmente pelos/as alunos/as. Assim o estudo busca contribuir para a compreensão das dinâmicas do cyberbullying no contexto escolar, tendo em vista estabelecer estratégias para dirimir esse fenômeno, no espírito do desenvolvimento de uma cultura de paz no ambiente escolar, tanto em atividades presenciais, quanto na vida on-line que lhe acerca.Downloads
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Publicado
2015-12-30
Como Citar
TERESINHA DA SILVEIRA PEREIRA, D.; ALVES, E. O CYBERBULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR E OS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DA PAZ. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61451. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61451. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
Licença
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