TEOREMA DE PICK E O ESTUDO DE ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO ONLINE

Autores

  • Dafne Atz PPGEMat/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61448

Palavras-chave:

área e perímetro, ensino fundamental, teorema de Pick, investigação matemática, educação matemática.

Resumo

O estudo dos conceitos de área e perímetro pode gerar dúvida para os alunos do Ensino Fundamental. Com o intuito de esclarecer essas noções, buscou-se uma atividade que permitisse trabalhar com esses conceitos de uma maneira mais visual, possibilitando expandir, através do Teorema de Pick, a ideia de área dos polígonos trabalhados no 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, a saber quadrados e retângulos e decomposições nestes polígonos. Foi utilizado para isso o Geoplano Online que proporcionou uma manipulação mais ágil de polígonos irregulares, onde os alunos enxergaram os conceitos envolvidos com mais facilidade, possibilitando a melhor compreensão dos mesmos. Sendo assim, este artigo busca trazer uma proposta de atividade investigativa elaborada para uma turma de 6° ano, enunciando o Teorema de Pick, assim com algumas de suas aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

ATZ, D. TEOREMA DE PICK E O ESTUDO DE ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO ONLINE. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61448. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61448. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC