Trabalhando com os erros de alunos de Cálculo Diferencial e Integral em Fóruns do Ambiente MOODLE

Autores

  • Thaísa Jacintho Müller PUCRS
  • José Valdeni de Lima PPGIE – UFRGS
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61389

Palavras-chave:

Inequação, Análise de Erros, Cálculo Diferencial e Integral, MOODLE.

Resumo

Neste trabalho, é apresentado um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo
objetivo é analisar dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos de Cálculo Diferencial e Integral e testar possibilidades de superar tais dificuldades por meio de recursos tecnológicos. Em meio às estratégias desenvolvidas, encontra-se a discussão em fóruns, no ambiente MOODLE, a partir de tópicos detectados como problemáticos nos conhecimentos prévios necessários para o acompanhamento da disciplina. Com base na teoria do Três Mundos da Matemática, de David Tall, apresenta-se aqui a discussão do fórum relacionado a resolução de inequações, cuja análise demonstrou a dificuldade dos alunos em sair do mundo corporificado e entrar nos mundos operacional simbólico e formal axiomático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

JACINTHO MÜLLER, T.; VALDENI DE LIMA, J.; NORONHA CURY, H. Trabalhando com os erros de alunos de Cálculo Diferencial e Integral em Fóruns do Ambiente MOODLE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61389. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61389. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem