Errando para aprender: a importância dos desafios e dos fracassos para os jogos digitais na Educação

Autores

  • Bruno Henrique de Paula Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP)
  • José Armando Valente Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61365

Palavras-chave:

jogos digitais, Educação, desafios, erros, depuração.

Resumo

Atualmente, nota-se um crescente interesse no uso de jogos digitais na Educação. Com o avanço desse tipo de iniciativa, faz-se necessário destacar a relevância educacional de dois elementos importantes encontrados nos bons jogos digitais: os desafios e, paradoxalmente, os fracassos. Para que esse potencial educacional se torne realidade, entretanto, é necessária uma mudança de mentalidade: é preciso que os erros e fracassos sejam encarados não como um resultado definitivo, mas sim como um estado transitório, passível de ser corrigido pelo próprio aluno a partir de sua reflexão e apoio do professor. A partir da reflexão baseada em diferentes trabalhos e de uma experiência prática, mostramos que, quando envolvidos em uma tarefa desafiadora e apoiados por professores ou colegas, alunos são capazes de corrigirem seus próprios equívocos a partir de reflexões e de construírem conhecimento.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

HENRIQUE DE PAULA, B.; ARMANDO VALENTE, J. Errando para aprender: a importância dos desafios e dos fracassos para os jogos digitais na Educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61365. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC