A ANÁLISE DO IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegai PGIE/ UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes PGIE/ UFRGS
  • Laurete Zanol Sauer UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57666

Palavras-chave:

Aprendizagem de Matemática, Plataforma Khan Academy, Formação Continuada.

Resumo

A formação continuada constitui-se como um dos meios mais importantes, atualmente, para a melhoria da educação brasileira. Por isso, no atual contexto educacional, em que os estudantes são nativos digitais, é preciso considerar a efetiva integração das tecnologias digitais no currículo escolar. Com base nesta constatação, foram oferecidas duas edições de um curso de formação continuada para professores de Matemática de escolas estaduais da região de Bagé/RS, com o objetivo de promover o aprimoramento da prática pedagógica via plataforma Khan Academy. Durante o curso, foram aplicados questionários diagnósticos, inicial e final, que geraram os dados discutidos neste artigo. Concluiu-se que o uso da plataforma na prática docente colaborou com a melhoria da aprendizagem de Matemática, despertou a motivação e desenvolveu a autonomia dos estudantes. Os professores demonstraram indícios de mudança de paradigma, do ensino tradicional transmissivo para o ensino inovador. Após a reflexão sobre suas práticas anteriores e as mudanças ocorridas após a implementação da plataforma, reconheceram resultados positivos na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAI, D.; DA CRUZ FAGUNDES, L.; ZANOL SAUER, L. A ANÁLISE DO IMPACTO DA INTEGRAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57666. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57666. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

MOOC/EAD