O uso do tablet para a representação de conceitos de genética: proposta e análise com base na Teoria da Atividade

Autores

  • Rosiney Rocha Almeida UNICSUL
  • Carlos Fernando Araújo Jr UNICSUL
  • Meire Pereira França UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57635

Palavras-chave:

mobile-learning. tablet no ensino. teoria da atividade.

Resumo

Este artigo analisa se o uso do tablet pode colaborar com a aquisição da competência de representação de conhecimentos de genética sob a forma de conceitos. Com base nos fundamentos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade (TA), foi desenvolvida e analisada uma atividade de representação do conhecimento, que consistiu, dentre outras ações, na elaboração de três mapas mentais digitais, para cada aluno, relacionados a conteúdos de genética. Participaram deste estudo 34 alunos da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Cruzeiro do Sul, localizado na cidade de São Paulo; duas professoras pesquisadoras no âmbito da aprendizagem móvel; e dois técnicos em Informática. Os resultados indicaram uma evolução no número de conceitos adequados representados pelos alunos no decorrer da atividade realizada. Observou-se que o tablet, quando utilizado sob a perspectiva da TA, pode colaborar com a representação de conhecimentos de conteúdos de genética, sob a forma de conceitos.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

ROCHA ALMEIDA, R.; FERNANDO ARAÚJO JR, C.; PEREIRA FRANÇA, M. O uso do tablet para a representação de conceitos de genética: proposta e análise com base na Teoria da Atividade. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57635. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57635. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Mobile learning