UM ROLE PLAYING GAME PARA O ENSINO DE ELICITAÇÃO E ANÁLISE DE REQUISITOS

Autores

  • Giani Petri CAFW/UFSM
  • Natiel C. Chiavegatti CAFW/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57599

Palavras-chave:

Engenharia de Requisitos, Jogo Educacional, RPG.

Resumo

A engenharia de requisitos objetiva estabelecer o entendimento do problema e as necessidades do cliente. No entanto, o processo de ensino desta competência nem sempre é satisfatório, por ser um conteúdo teórico, muitos professores utilizam somente aulas expositivas, onde acaba limitando o aprendizado dos alunos. Assim, surge a necessidade de explorar novos métodos de ensino, como os jogos educacionais, de modo a criar um ambiente que desperte o interesse dos alunos. O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um jogo educacional do tipo RPG no qual o jogador atuará como um engenheiro de requisitos coletando e priorizando os requisitos em um cenário simulado. Uma avaliação sistemática realizada aponta resultados satisfatórios quanto a motivação, experiência do usuário e aprendizagem dos alunos.

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Publicado

2015-07-28

Como Citar

PETRI, G.; C. CHIAVEGATTI, N. UM ROLE PLAYING GAME PARA O ENSINO DE ELICITAÇÃO E ANÁLISE DE REQUISITOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57599. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57599. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos educacionais