Desenvolvimento e utilização de materiais potencialmente significativos para o ensino de Torção em cursos de Engenharia: Uma experiência em sala de aula com o software GeoGebra

Carlos Vitor de Alencar Carvalho, Janaina Veiga

Resumo


Este trabalho apresenta possibilidades do uso do software GeoGebra para o desenvolvimento de Materiais Potencialmente Significativos (MPS) para o ensino do conceito sobre torção, ministrado em cursos de Engenharia na disciplina de resistência dos materiais. A Teoria da Aprendizagem Significativa é o referencial teórico que norteia este trabalho, onde as atividades desenvolvidas no GeoGebra atuam como Materiais Potencialmente Significativos, que juntamente com os conhecimentos prévios e vontade de aprender constituem o núcleo principal dessa teoria. O material foi utilizado em sala de aula e em seguida foi feita uma análise qualitativa e quantitativa. Quanto ao teste quantitativo foi verificado que a utilização do MPS interferiu positivamente na média da turma. Do ponto de vista qualitativo também houve uma boa aceitação dos sujeitos envolvidos na pesquisa.

Palavras-chave


Educação em Engenharia, GeoGebra, Material Potencialmente Significativo.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.57596

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