Desenvolvimento e utilização de materiais potencialmente significativos para o ensino de Torção em cursos de Engenharia: Uma experiência em sala de aula com o software GeoGebra

Autores

  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) Universidade Severino Sombra (USS)
  • Janaina Veiga Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - (CEFET/RJ) - UnED Angra dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57596

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, GeoGebra, Material Potencialmente Significativo.

Resumo

Este trabalho apresenta possibilidades do uso do software GeoGebra para o desenvolvimento de Materiais Potencialmente Significativos (MPS) para o ensino do conceito sobre torção, ministrado em cursos de Engenharia na disciplina de resistência dos materiais. A Teoria da Aprendizagem Significativa é o referencial teórico que norteia este trabalho, onde as atividades desenvolvidas no GeoGebra atuam como Materiais Potencialmente Significativos, que juntamente com os conhecimentos prévios e vontade de aprender constituem o núcleo principal dessa teoria. O material foi utilizado em sala de aula e em seguida foi feita uma análise qualitativa e quantitativa. Quanto ao teste quantitativo foi verificado que a utilização do MPS interferiu positivamente na média da turma. Do ponto de vista qualitativo também houve uma boa aceitação dos sujeitos envolvidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

VITOR DE ALENCAR CARVALHO, C.; VEIGA, J. Desenvolvimento e utilização de materiais potencialmente significativos para o ensino de Torção em cursos de Engenharia: Uma experiência em sala de aula com o software GeoGebra. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57596. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57596. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação