A percepção do egresso do curso de Letras Português e Espanhol da UFMS, na modalidade a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.53564Palavras-chave:
egresso, educação a distância, formação de professoresResumo
O presente trabalho faz parte de pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED) e, neste caso, nosso objetivo é apresentar a percepção dos egressos sobre o curso de licenciatura em Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com base em nosso referencial teórico (LEFFA, 2006; MACHADO, 2010; MINAYO, 1994), analisamos 65 respostas de nossos egressos referentes a 6 questões selecionadas do questionário disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem. Participaram da pesquisa aproximadamente 40% dos 167 alunos formados nos anos de 2012 e 2013. Visamos, dessa forma, a: (a) fazer um diagnóstico da situação profissional atual dos egressos do curso; (b) adequar o currículo e o perfil do egresso às exigências do mercado de trabalho; (c) avaliar a satisfação do ex-aluno em relação ao curso. Em síntese, verificamos que os recém-formados estão satisfeitos com o curso concluído, uma vez que atribuíram conceito ótimo e bom aos professores, assim como ao curso; julgaram que as disciplinas de estágios obrigatórios colaboraram para seu desempenho profissional e que a licenciatura em Letras, de modo geral, contribuiu para seu desenvolvimento cultural e pessoal. Também verificamos que cerca de metade dos respondentes está atuando como professor de língua portuguesa e/ou de língua espanhola, atendendo à proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de interiorização e de democratização do ensino superior, objetivando melhorar a qualidade das escolas no interior do país.
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