A percepção do egresso do curso de Letras Português e Espanhol da UFMS, na modalidade a distância

Autores

  • Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro UFMS
  • Patrícia Graciela da Rocha UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.53564

Palavras-chave:

egresso, educação a distância, formação de professores

Resumo

O presente trabalho faz parte de pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos em Formação de Professores na Educação a Distância (GEForPED) e, neste caso, nosso objetivo é apresentar a percepção dos egressos sobre o curso de  licenciatura em Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).   Com base em nosso referencial teórico (LEFFA, 2006; MACHADO, 2010; MINAYO, 1994), analisamos 65 respostas de nossos egressos referentes a 6 questões selecionadas do questionário disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem. Participaram da pesquisa aproximadamente 40% dos 167 alunos formados nos anos de 2012 e 2013. Visamos, dessa forma, a: (a) fazer um diagnóstico da situação profissional atual dos egressos do curso; (b) adequar o currículo e o perfil do egresso às exigências do mercado de trabalho; (c) avaliar a satisfação do ex-aluno em relação ao curso. Em síntese, verificamos que os recém-formados estão satisfeitos com o curso concluído, uma vez que atribuíram conceito ótimo e bom aos professores, assim como ao curso; julgaram que as disciplinas de estágios obrigatórios colaboraram para seu desempenho profissional e que a licenciatura em Letras, de modo geral, contribuiu para seu desenvolvimento cultural e pessoal. Também verificamos que cerca de metade dos respondentes está atuando como professor de língua portuguesa e/ou de língua espanhola, atendendo à proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de interiorização  e  de  democratização  do  ensino  superior,  objetivando  melhorar  a qualidade das escolas no interior do país.

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Publicado

2014-12-28

Como Citar

SAYURI KAWAMOTO KANASHIRO, D.; GRACIELA DA ROCHA, P. A percepção do egresso do curso de Letras Português e Espanhol da UFMS, na modalidade a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53564. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53564. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação a distância