Um framework de Computação Orientada a Serviços para sistemas tutores inteligentes baseados em jogos

llPatryck Pabo Borges de Oliveira, Edilson Ferneda, Hércules A. do Prado

Resumo


Os jogos digitais do tipo Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG) têm apresentado resultados significativos de aprendizagem quando comparados aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem tradicionais. Neste trabalho são exploradas possibilidades de transformar um MMORPG em um ambiente educacional que combina princípios de e-learning e Sistemas Tutores Inteligentes para auxiliar professores a gerenciarem conteúdos educacionais e alunos cooperarem entre si por meio de uma plataforma distribuída. Para isso, é proposto um modelo computacional baseado na Computação Orientada a Serviços para o qual são descritos os principais módulos, serviços, e interfaces, além das interações entre eles.


Palavras-chave


sistemas tutores inteligentes; jogos; computação baseada em serviços.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53504

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RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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