Um Sistema de Enriquecimento Semântico de Perfil de Usuário Baseado em Traços Digitais para Apoio à Aprendizagem Informal no Contexto da Saúde

Autores

  • Jonathan Darlan Cunegundes Moreira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Francisco Milton Mendes Neto Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Alisson Alan Lima da Costa Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Enio Lopes Sombra Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Argemiro Soares de Aliança Neto Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50975

Palavras-chave:

enriquecimento semântico, traços digitais, ontologias, aprendizagem informal, saúde 2.0.

Resumo

O processo de aprendizagem informal favorece a autoaprendizagem, relações sociais, o compartilhamento de experiências e a aprendizagem colaborativa. As tecnologias móveis podem auxiliar neste processo através de um ambiente ubíquo, promovendo o acesso ao conhecimento em qualquer lugar e a qualquer momento. Baseado no conceito de saúde 2.0, a ferramenta MobiLEHealth tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida a pacientes em tratamento domiciliar, estimulando-os a tornam-se ativos nos cuidados relativos a sua saúde. Para isso promove um ambiente de aprendizagem informal através da recomendação personalizada de conteúdo a estes usuários, levando em consideração o seu cotidiano, monitorando-os por meio de tecnologias ubíquas. Para tornar isso possível é primordial conhecer o usuário e seus interesses sem a necessidade de sua intervenção. Este trabalho propõe um sistema de enriquecimento semântico de perfil de saúde do usuário para a ferramenta MobiLEHealth, que, através da análise de traços digitais, processamento de linguagem natural, ontologias e agentes de software, permite determinar a relação entre usuário, conteúdo e domínios relacionados à sua saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

DARLAN CUNEGUNDES MOREIRA, J.; MILTON MENDES NETO, F.; ALAN LIMA DA COSTA, A.; LOPES SOMBRA, E.; SOARES DE ALIANÇA NETO, A.; ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM, R. Um Sistema de Enriquecimento Semântico de Perfil de Usuário Baseado em Traços Digitais para Apoio à Aprendizagem Informal no Contexto da Saúde. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50975. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50975. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos