A utilização do LMS Chamilo na disciplina Laboratório de Ensino de Matemática: a experiência de professores em formação inicial

Luciane Mulazani dos Santos, Ivanete Zuchi Siple, Emanuella Senff de Aguiar, Joana Steil Alves, Luis Gustavo Longen, Marcelo Sávio Ramos

Resumo


Este texto relata uma experiência de trabalho docente e discente realizada com o software livre Chamilo em uma disciplina de Laboratório de Ensino de um curso de Licenciatura em Matemática. O Chamilo é um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS - Learning Managment System) e foi utilizado pelos alunos da disciplina para que estes se colocassem na posição de professores-autores de cursos de conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Assim, esses professores em formação inicial puderam exercitar a prática docente em educação a distância, experimentando as potencialidades e desafios da utilização de plataformas de LMS em processos de ensino e aprendizagem a distância.

Palavras-chave


Chamilo, laboratório de ensino, formação inicial de professores, LMS, educação a distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50355

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br