Proposta de um Arcabouço Metodológico para a Autoria de Conteúdo em Ambientes Imersivos de Ensino

Autores

  • Leander de Oliveira PPGComp, FURG
  • Danúbia Bueno Espíndola PPGComp, FURG
  • Regina Barwaldt PPGComp, FURG
  • Marilia Abrahão Amaral PPGTE, UTFPR
  • Silvia Silva da Costa Botelho PPGComp, FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50354

Palavras-chave:

Ambientes Imersivos de Ensino, Arcabouço Metodológico, Autoria

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a busca de métodos que facilitem e difundam o uso de ambientes imersivos através da convergência de três conceitos: mundos virtuais tridimensionais, imersão e a representação do aluno por meio de um avatar digital. O levantamento acerca do ferramental utilizado na autoria de conteúdos para ambientes imersivos de ensino levaram ao reconhecimento das etapas para a criação destes ambientes e culminaram na proposta de um arcabouço metodológico de caráter genérico para a autoria. Esta proposta foi aplicada a um desenvolvimento experimental como forma de reconhecimento de suas possibilidades e abrangência.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

DE OLIVEIRA, L.; BUENO ESPÍNDOLA, D.; BARWALDT, R.; ABRAHÃO AMARAL, M.; SILVA DA COSTA BOTELHO, S. Proposta de um Arcabouço Metodológico para a Autoria de Conteúdo em Ambientes Imersivos de Ensino. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50354. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos