PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem

Autores

  • Alberto Bastos do Canto Filho PPGIE – UFRGS
  • José Valdeni de Lima PPGIE – UFRGS
  • Eráclito de Souza Argolo PPGIE – UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50338

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, projeto, Trajetória de Aprendizagem

Resumo

A contribuição deste artigo é a apresentação de um método para o projeto de Objeto de Aprendizagem baseado em trajetórias de aprendizagem. Este método foi criado a partir de três princípios de projeto de objetos de aprendizagem: Princípio dos Subsunçores, Princípio da Granularidade e Princípio do Ajuste de Ritmo. A aplicação destes três princípios resulta em dois tipos de segmentação: segmentação interobjetos, e segmentação intraobjetos. A segmentação interobjeto define a arquitetura do sistema educacional, em termos de objetos de aprendizagem projetados; A segmentação intraobjeto define o sistema de navegação de um dentro de um mesmo objeto. As alternativas de trajetória de aprendizagem do sistema educacional são resultantes deste processo de segmentação.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

BASTOS DO CANTO FILHO, A.; VALDENI DE LIMA, J.; DE SOUZA ARGOLO, E.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L. PBTA - Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50338. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50338. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos