Qualidade de Softwares Educacionais Baseados na Web (Semântica): Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Aparecida M. Zem-Lopes Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil
  • Laís Z. Pedro Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil
  • Seiji Isotani Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo - USP São Carlos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50335

Palavras-chave:

softwares educacionais, web semântica, avaliação de qualidade

Resumo

Softwares educacionais web têm evoluído nos últimos anos, impulsionados pelos avanços das TIC e pela popularização das tecnologias da Web Semântica. Contudo, até o momento são poucas as pesquisas realizadas com o objetivo de desenvolver métodos, técnicas e ferramentas que permitam avaliar a qualidade de softwares educacionais baseados em Web Semântica (SEWS), acompanhando o aumento da demanda e oferta de tais produtos. Assim, o objetivo deste trabalho foi conduzir um Mapeamento Sistemático com o propósito de identificar as pesquisas existentes para avaliação da qualidade de softwares educacionais web. A busca por artigos foi realizada em bases na área de Computação e Educação, sendo 603 artigos selecionados inicialmente. Após leitura e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos restaram 78 artigos, lidos integralmente. Os resultados das análises realizadas fornecem um panorama geral sobre os métodos utilizados para avaliação de qualidade dos softwares educacionais web e destacam a precariedade e necessidade de estabelecer fatores e critérios para avaliar a qualidade de SEWS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

M. ZEM-LOPES, A.; Z. PEDRO, L.; ISOTANI, S. Qualidade de Softwares Educacionais Baseados na Web (Semântica): Um Mapeamento Sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50335. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50335. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos