Metodologia de Avaliação de Mundos Virtuais Educacionais: uma proposta segundo critérios tecnológicos e pedagógicos

Andressa Falcade, Aliane Krassmann, Fabrício Herpich, Laís Falcade, Lisandra Manzoni Fontoura, Roseclea Duarte Medina

Resumo


Este artigo apresenta um levantamento sobre ambientes virtuais tridimensionais educacionais que estão sendo desenvolvidos, bem como critérios avaliativos, apresentado uma proposta de metodologia para a avaliação de mundos virtuais, segundo critérios tecnológicos e pedagógicos. A validação foi realizada no ambiente TCN5, expondo uma avaliação positiva da aplicação. O resultado do questionário pode ser considerado de confiança, segundo o coeficiente Alfa de Cronbach, que diagnosticou o mesmo como aceitável.

Palavras-chave


mundos virtuais educacionais, metodologia de avaliação, aprendizagem mediada por tecnologia, metaversos educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.50334

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br