RECOMENDAÇÃO PERSONALIZADA DE CONTEÚDO PARA SUPORTE À APRENDIZAGEM INFORMAL NO CONTEXTO DA SAÚDE

Alisson Alan Lima da Costa, Francisco Milton Mendes Neto, Enio Lopes Sombra, Jonathan Darlan Cunegundes Moreira, Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Antonio Farias Alves Sales

Resumo


Pessoas com doenças crônicas sofrem com limitações impostas por sua condição de saúde e aprender mais sobre a doença ajuda na melhoria de sua qualidade de vida. O uso em massa dos dispositivos móveis e o advento das ferramentas da web 2.0 contribuíram para o surgimento do conceito de saúde 2.0, que disponibiliza meios de promover a aprendizagem informal através da recomendação personalizada de conteúdo aos usuários, indicando conteúdos relevantes relacionados à sua condição de saúde. Desta forma, conhecendo-se o perfil do usuário e aplicando mecanismos de recomendação de conteúdo com o uso de algoritmo genético, é possível, saber a semelhança entre usuários e conteúdos e recomendar conteúdos de seu interesse. Diante disso, este artigo propõe um sistema de recomendação personalizada de conteúdos, como parte do modelo MobiLEHealth, para prover a aprendizagem informal no contexto da saúde, apoiando pessoas com doenças crônicas.

Palavras-chave


sistema de recomendação personalizada, aprendizagem informal, saúde 2.0, algoritmo genético.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.49840

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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