Aprender com mobilidade: utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio como potencializadoras da interação em processos educativos

Autores

  • Claudio Cleverson de Lima Universidade Feevale
  • Patrícia B. Scherer Bassani Universidade Feevale
  • Débora Nice Ferrari Barbosa Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49828

Palavras-chave:

aprendizagem móvel, interação, cooperação, TIMS, ferramentas da web 2.0.

Resumo

O acesso aos recursos da web 2.0 é cada vez mais realizado com o uso das TIMS (Tecnologias de Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio). Este estudo teve como objetivo investigar como o potencial de interação e cooperação das ferramentas da web 2.0, acessadas por meio das TIMS, pode oportunizar a interação de alunos em exercício domiciliar com o contexto escolar. A metodologia envolveu um estudo de caso, com base em observação participante, diário de campo, entrevista e questionário. Resultados apontam que, apesar da necessidade de mais laboratórios de informática nas escolas, bem como suporte técnico e formação docente para utilização pedagógica das tecnologias digitais, as ferramentas da web 2.0, acessadas por meio das TIMS, oportunizam espaços de interação, cooperação e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

CLEVERSON DE LIMA, C.; B. SCHERER BASSANI, P.; NICE FERRARI BARBOSA, D. Aprender com mobilidade: utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Móveis e Sem Fio como potencializadoras da interação em processos educativos. RENOTE, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49828. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49828. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos