TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA TABLET EDUCACIONAL

Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, Ilse Abegg, Solange Beatriz Billig Garcês, Rosane Rodrigues Felix

Resumo


Este trabalho teve como objetivo investigar o processo da inserção do tablet em escolas
públicas a partir do Programa Tablet Educacional. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, da cidade de Cruz Alta-RS, tendo como sujeitos de pesquisa os professores do Ensino Médio que receberam a ferramenta. Buscou-se acompanhar o processo de inserção do tablet, a fim de verificar as formas de apropriação da ferramenta, as possibilidades pedagógicas e as estratégias para superação das dificuldades encontradas. Verificou-se que a fluência tecnológica dos professores e o conhecimento prévio sobre o tablet influenciaram na apropriação da ferramenta. A inclusão digital é potencializada a partir da inserção da ferramenta e das formações. O uso do tablet possibilitou o suporte para o trabalho do professor. As aprendizagens colaborativas (redes de aprendizagem) entre o grupo de professores foram essenciais para a evolução na apropriação da ferramenta. As análises demandam novas discussões acerca da inclusão digital de professores através da inserção das tecnologias na escola, mas especialmente a partir da formação continuada dos professores em tecnologias educacionais.

Palavras-chave


Políticas Educacionais. Formação Docente. Inclusão Digital. Tecnologias Educacionais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.49820

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br