Reflexões Sobre o Raciocínio Lógico ao Aprender a Programar no Squeak Etoys

Autores

  • Anuar Daian de Morais UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44750

Palavras-chave:

Squeak Etoys, algoritmos, lógica, Educação Matemática, Cultura Digital.

Resumo

Nesse trabalho são analisados dados parciais de uma pesquisa de doutorado que tem como principal interesse investigar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Os dados foram coletados com uma turma de 8ª série de uma escola da rede pública. No texto ainda há uma breve apresentação histórica do software Squeak Etoy e suas principais características. Logo em seguida, serão analisados uso das operações lógicas de Negação, Disjunção e Conjunção a partir dos Scripts produzidos pelos estudantes e dos diálogos com os professores. Por fim serão feitas as considerações finais sobre tal tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

DAIAN DE MORAIS, A.; DA CRUZ FAGUNDES, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Reflexões Sobre o Raciocínio Lógico ao Aprender a Programar no Squeak Etoys. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44750. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44750. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos