Papel de Tutores em Cursos Desenvolvidos na Modalidade de EAD

Mário César Carvalho, Luis Roque Klering, Christine da Silva Schröeder

Resumo


O artigo tem por objetivo identificar e caracterizar o papel de tutores em cursos de Educação a Distância (EAD) mediados pela internet, enfocando o caso de um curso de graduação em Administração, modalidade a distância, desenvolvido numa Escola de Administração de uma Universidade Federal do sul do Brasil (ESCOLA/UFSB), durante o período de 2006 a 2011. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, segundo agenda e regras de atuação previamente conhecidas e definidas. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pela EAD, sobre o papel de tutores em cursos desenvolvidos na modalidade de EAD. Foram entrevistados 23 atores do curso objeto da pesquisa, bem como analisados documentos do curso. O estudo conclui que os tutores são os protagonistas no atendimento aos alunos, assumindo, de fato, um papel de professores-administradores perante suas turmas. Deparam-se com situações complexas
– eventos – em que precisam tomar decisões acertadas, mobilizando e combinando os recursos (pessoais, de conhecimentos ou de habilidades) adequados a cada circunstância do processo de ensino a distância.

Palavras-chave


competências, educação a distância, tutor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44710

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br