Usando Mineração de Textos como Suporte ao Desenvolvimento de Resumos no Ensino Médio

Autores

  • Margot Zeni Moretto Colégio Estadual Dosolina Boff
  • Clevi Elena Rapkiewicz CAP/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44473

Palavras-chave:

produção gênero textual resumo, mineração de textos, Ensino Médio

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de um experimento com o uso de uma ferramenta de mineração de textos como apoio à produção do gênero textual resumo com alunos de Ensino Médio, levando-se em consideração a abordagem realizada na escola a respeito das dificuldades que envolvem a expressão escrita dos alunos principalmente no que diz respeito ao gênero textual resumo. O objetivo foi investigar se o minerador de textos Sobek auxilia como apoio na elaboração de resumos. O estudo mostrou que houve melhora e aprimoramento nos resumos produzidos com o apoio da ferramenta, demonstrando a potencialidade do minerador de textos no auxilio a produção do gênero textual resumo aplicado no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Como Citar

ZENI MORETTO, M.; ELENA RAPKIEWICZ, C. Usando Mineração de Textos como Suporte ao Desenvolvimento de Resumos no Ensino Médio. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44473. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos