Letramento Digital: Levantamento de Pesquisas em Bases de Dados Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.44469Palavras-chave:
letramento digital, bibliometria, cultura digital, educaçãoResumo
O objetivo deste artigo foi levantar pesquisas acadêmicas sobre letramento digital e suas relações com a educação, por meio de procedimentos e técnicas bibliométricas nas bases de dados Capes e Scielo, de2009 a 2013. Os resultados mostraram que os artigos vem sendo publicados de forma distribuída, sem curvas de tendências, crescimento ou estagnação. Dos resumos analisados praticamente todos estão em revistas A e B no Qualis Capes das áreas de educação e predominantemente de linguística e letras, com autores publicando um artigo cada. Além das palavras pesquisadas (letramento e digital) tiveram grande
destaque “tecnologia” e aquelas ligadas à educação: “professores”, “professoras”, “alunos”, “escola”,
“leitura” e “trabalho”. A análise dos resumos mostrou não ser suficiente para um mapeamento mais detalhado sobre letramento digital, já que poucos trazem definições detalhadas dos conceitos, bem como a abordagem e a metodologia de pesquisa utilizada. O levantamento bibliométrico mostrou que ganha especial relevo os processos de aprendizagem de estudantes envolvendo a leitura e escrita com o uso de tecnologias digitais em práticas escolares no ensino fundamental, enquanto que a formação de professores na universidade é pouco citada nos estudos sobre letramentos digitais.
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Publicado
2013-12-28
Como Citar
FERNANDES MARTINS DE SOUZA, T.; RAFAEL FERREIRA MARQUES, T.; MÁRCIA CRUZ, D. Letramento Digital: Levantamento de Pesquisas em Bases de Dados Brasileiras. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44469. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44469. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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