VIRANDO O JOGO: o estudo do gênero videogame na escola

Autores

  • Ana Paula Pinheiro da Silveira UNOPAR
  • Anderson Teixeira Rolim UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.44425

Palavras-chave:

Videogame. Leitura. Ensino

Resumo

Esta pesquisa qualitativa interventiva, desenvolvida em uma escola pública da cidade de Londrina, investiga os letramentos necessários para a construção dos sentidos do texto Dante’s Inferno, enquadrado no gênero “videogame”. Seu desenvolvimento teórico parte de reflexões sobre o conceito de ludoletramento, compreendendo o jogo como um objeto que se desloca de uma situação de relativo desprestígio a uma ascensão, alçado à categoria de produto cultural, que o possibilita ser um “texto” analisado na escola e que requer habilidades. Os resultados deste trabalho apontam a viabilidade de uma proposta para o uso de videogames como estratégia para propiciar o gosto pela leitura e, também, pela literatura.

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

PINHEIRO DA SILVEIRA, A. P.; TEIXEIRA ROLIM, A. VIRANDO O JOGO: o estudo do gênero videogame na escola. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44425. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos