VIRANDO O JOGO: o estudo do gênero videogame na escola

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Anderson Teixeira Rolim

Resumo


Esta pesquisa qualitativa interventiva, desenvolvida em uma escola pública da cidade de Londrina, investiga os letramentos necessários para a construção dos sentidos do texto Dante’s Inferno, enquadrado no gênero “videogame”. Seu desenvolvimento teórico parte de reflexões sobre o conceito de ludoletramento, compreendendo o jogo como um objeto que se desloca de uma situação de relativo desprestígio a uma ascensão, alçado à categoria de produto cultural, que o possibilita ser um “texto” analisado na escola e que requer habilidades. Os resultados deste trabalho apontam a viabilidade de uma proposta para o uso de videogames como estratégia para propiciar o gosto pela leitura e, também, pela literatura.

Palavras-chave


Videogame. Leitura. Ensino

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.44425

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RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

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