Cooperação e fomento do conhecimento: estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.43649Palavras-chave:
ambientes digitais de aprendizagem, tutor e aluno, aprendizagem, cooperação, conhecimento.Resumo
Apresentamos um estudo sobre as possibilidades da cooperação entre tutor e aluno, em um Curso de Graduação em Pedagogia, investigando se a cooperação incita para o conhecimento. Elencamos os princípios norteadores do Curso e as relações deste com a epistemologia genética piagetiana, sobretudo com os conceitos de aprendizagem e cooperação, tendo em vista o desenvolvimento da construção do conhecimento. Elegemos investigar a interação entre tutor e aluno em determinado ambiente digital de aprendizagem tanto pelas especificidades do ambiente quanto pela ocorrência da mediação pedagógica. Tendo como objetivo verificar as possibilidades da cooperação para o fomento do conhecimento, ao final deste estudo evidenciamos indícios de modos de cooperação entre tutor e aluno escritos nos comentários do webfólio educacional.Downloads
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Publicado
2013-11-14
Como Citar
DOS SANTOS, V.; ARAGON, R. Cooperação e fomento do conhecimento: estudo de caso em ambiente digital de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43649. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43649. Acesso em: 19 mar. 2024.
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Artigos
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