ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PARA A APRENDIZAGEM EM REDE NO CONTEXTO DO SEMINÁRIO INTEGRADOR

Crediné Silva de Menezes, Rosane Aragón, Mariangela Lenz Ziede, Simone Bicca Charczuk

Resumo


Aprender em rede requer, além da disponibilidade dos recursos, um interesse dos participantes na realização de diálogos descentrados, buscando a coordenação dos diversos pontos de vista com o objetivo de fazer emergir um nível mais qualificado de compreensão da temática em debate. A mera disponibilidade da tecnologia, por mais sofisticada que seja não basta. É fundamental que se estabeleça uma política de participação e que o grupo tenha interesse na avaliação cooperativa. Neste sentido, no desenvolvimento do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância e, mais especificamente, na interdisciplina Seminário Integrador, voltada para a formação do professor-pesquisador, usamos o conceito de arquiteturas pedagógicas para o desenvolvimento de propostas inovadoras com ênfase na aprendizagem em rede. Três destas propostas são apresentadas em conjuntos com as discussões sobre seus usos.

Palavras-chave


Inovação Pedagógica, TDIC aplicada à Educação, Arquitetura Pedagógica, Educação a Distância, Aprendizagem em Rede.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.43645

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br