Seminário Integrador, no Polo de Alvorada: um estudo de caso

Autores

  • Iris Elisabeth Tempel Costa FACED - UFRGS
  • Beatriz Corso Magdalena FACED - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.43644

Palavras-chave:

graduação na modalidade a distância, tecnologias digitais, formação de professores em serviço, metodologias pedagógicas inovadoras, seminário integrador

Resumo

Neste artigo descrevemos as propostas de trabalho e as estratégias usadas na interdisciplina “Seminário Integrador” (SI), desenvolvida no Polo de Alvorada, que acompanhou os alunos ao longo dos 9 semestres que compuseram o primeiro curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD) da Faculdade de Educação da UFRGS. Refletimos sobre os processos que ali foram tecidos com a intenção de desenvolver novas competências e conhecimentos com os professores-alunos e identificamos os resultados e impactos destas novas competências na reconstrução e recriação de suas práticas na escola. Para facilitar a compreensão deste estudo, ressaltamos alguns aspectos do cenário no qual o SI esteve inserido, os quais influenciaram fortemente seus diferentes encaminhamentos e processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-14

Como Citar

TEMPEL COSTA, I. E.; MAGDALENA, B. C. Seminário Integrador, no Polo de Alvorada: um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.43644. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/43644. Acesso em: 29 mar. 2024.