Seminário Integrador, no Polo de Alvorada: um estudo de caso

Iris Elisabeth Tempel Costa, Beatriz Corso Magdalena

Resumo


Neste artigo descrevemos as propostas de trabalho e as estratégias usadas na interdisciplina “Seminário Integrador” (SI), desenvolvida no Polo de Alvorada, que acompanhou os alunos ao longo dos 9 semestres que compuseram o primeiro curso de Pedagogia – Licenciatura na Modalidade a Distância (PEAD) da Faculdade de Educação da UFRGS. Refletimos sobre os processos que ali foram tecidos com a intenção de desenvolver novas competências e conhecimentos com os professores-alunos e identificamos os resultados e impactos destas novas competências na reconstrução e recriação de suas práticas na escola. Para facilitar a compreensão deste estudo, ressaltamos alguns aspectos do cenário no qual o SI esteve inserido, os quais influenciaram fortemente seus diferentes encaminhamentos e processos.

Palavras-chave


graduação na modalidade a distância, tecnologias digitais, formação de professores em serviço, metodologias pedagógicas inovadoras, seminário integrador

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.43644

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br