Práticas Pedagógicas em Matemática: experiências em uma escola do Programa UCA

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Cristina Maria Pescador, Léa da Cruz Fagundes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas dos professores de matemática por meio de projetos de aprendizagem desenvolvidos em uma escola de educação básica da rede pública, localizada na cidade de Panambi, Estado do Rio Grande do Sul, quando da implantação do Programa UCA e distribuição de laptops educacionais na modalidade 1:1. Como abordagem metodológica, para a realização desta pesquisa, realizou-se uma entrevista com a diretora da escola e a aplicação de um questionário aos professores de matemática. O estudo apontou para o fato de que mudanças estão emergindo, nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção de conhecimento dos estudantes, na medida em que a inclusão digital está sendo promovida pelo Programa UCA.

Palavras-chave


práticas pedagógicas; inclusão digital; Programa UCA.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41692

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br