SMALL TALKS COMO ESTRATÉGIAS PARA CONVERSAÇÃO TUTORIAL EM UM ASSISTENTE DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41687Palavras-chave:
assistentes de conhecimento, conversação tutorial, small talks, agentes pedagógicos, tutoriais inteligentes.Resumo
Este artigo descreve um agente pedagógico para conversação tutorial em processos de ensino e aprendizagem a distância, com capacidade de enunciar small talks (pequenas falas) para melhorar a interatividade. A conversação tutorial que se mantém como linha mestra na comunicação com o aprendiz refere-se à apresentação de conceitos sobre o conteúdo a ser estudado de maneira formal. As estruturas de small talks são inseridas na conversação tutorial pelo agente, concebido como um Assistente de Conhecimento, para suavizar a comunicação e tornar mais informal, conferindo ainda um comportamento mais “preocupado” por parte do agente. São sugeridos 12 (doze) segmentos de small talks em fases tais como abertura e fechamento da conversação, manutenção de ritmo e controle para a gestão do aprendizado.Downloads
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Publicado
2013-07-30
Como Citar
MEDEIROS, L. F. de; MOSER, A.; SANTOS, N. dos. SMALL TALKS COMO ESTRATÉGIAS PARA CONVERSAÇÃO TUTORIAL EM UM ASSISTENTE DE CONHECIMENTO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41687. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41687. Acesso em: 29 mar. 2024.
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Artigos
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