A Construção de Narrativas Digitais como Apoio ao Processo de Letramento

Autores

  • Daniela Capra de Azeredo CINTED – UFRGS
  • Eliseo Reategui PGIE/PPGEDU – UFRGS -

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41676

Palavras-chave:

Letramento, narrativas digitais, aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

AZEREDO, D. C. de; REATEGUI, E. A Construção de Narrativas Digitais como Apoio ao Processo de Letramento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41676. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41676. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos