Avaliação de Interfaces por Usuários Finais:Mensurando a Qualidade Afetiva e o Impacto na Aprendizagem de Conteúdos

Rozelma Soares de França, Paulo Ricardo Bezerra da Silva, Haroldo José Costa do Amaral, Mirtes Ribeiro de Lira

Resumo


Este artigo propõe um método para avaliação de interfaces em softwares educativos, envolvendo estudantes, em ambiente escolar. A proposta é baseada no SAM, um instrumento de avaliação iconográfico que contempla questões relacionadas à qualidade afetiva de sistemas computacionais, e na taxonomia de objetivos educacionais de Bloom. Experimentos realizados para a avaliação de interfaces de um software educativo voltado ao ensino da Lógica de Programação demonstram a viabilidade da proposta, permitindo identificar a satisfação dos usuários, a cada interface projetada, e o seu impacto na aprendizagem dos conteúdos contemplados.


Palavras-chave


Avaliação de interfaces; Qualidade afetiva de interfaces; Taxonomia de Bloom; Aprendizagem de conteúdos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41655

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br