UTILIZAÇÃO DE ALGORITMOS DE AGRUPAMENTO NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Carine G Webber CCTI/UCS
  • Daline Zat CCTI/UCS
  • Maria de Fátima Webber do Prado Lima CCTI/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41639

Palavras-chave:

mineração de dados educacionais, algoritmos de agrupamento.

Resumo

A mineração de dados educacionais é uma tarefa importante dado o grande volume de informações produzidas pelos softwares educacionais. Minerar significa buscar padrões relevantes que possam ser usados para aprimorar os processos de aprendizagem. Este estudo analisa ferramentas de mineração em três conjuntos de dados públicos: Geometry, Chinese Tone Study e Álgebra I 2006. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados através dos critérios de homogeneidade e separação. A análise identificou que as ferramentas são insuficientes para trabalhar com dados educacionais. Contudo, a ferramenta imunológica foi a que apresentou melhores resultados.

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Publicado

2013-07-30

Como Citar

WEBBER, C. G.; ZAT, D.; LIMA, M. de F. W. do P. UTILIZAÇÃO DE ALGORITMOS DE AGRUPAMENTO NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41639. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41639. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos