A elaboração de material didático em ambientes virtuais de ensino- aprendizagem: o desafio da transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41628Palavras-chave:
transposição didática, recursos educacionais, fluência pedagógica, fluência tecnológica.Resumo
estudantes dos cursos de licenciatura em química, física e geografia, problematizada na disciplina complementar de graduação: Ciências Naturais e Exatas mediada por tecnologias educacionais em rede. Metodologicamente desenvolveu-se pesquisa-ação participativa durante elaboração, implementação, análise e replanejamento das atividades de criação de recursos educacionais em ambientes virtuais de ensino- aprendizagem. Como resultado destaca-se a aquisição da fluência necessária para a transposição didática dos saberes na criação de recursos educacionais e atividades de estudo. Os resultados observados apontam que o sucesso da produção dos recursos educacionais requer o desenvolvimento da autonomia, assim como a fluência não só tecnológica como pedagógica para transpor o saber sábio no saber a ser ensinado.
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