JOGOS ELETRÔNICOS EM FOCO: ENCONTROS ENTRE OS PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Autores

  • Marco Antônio Bomfoco Doutor em Linguística Aplicada pela PUCRS. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/POA)
  • Victor de Abreu Azevedo Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação (UFSC). Professor da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/POA). Membro dos grupos de pesquisa Labomidia e Edumidia (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.41621

Palavras-chave:

jogos eletrônicos, teorias de aprendizagem, inteligências múltiplas, princípios de aprendizagem, domínio semiótico.

Resumo

Neste estudo, investigamos as possibilidades de associação entre duas teorias da aprendizagem: os princípios de aprendizagem presentes nos “bons jogos” eletrônicos (PA) de James Gee e as inteligências múltiplas (IMs) de Howard Gardner. A interação foi discutida com base na noção de Domínio Semiótico (DS). A associação entre os trinta e seis PA e as oito IMs permitiu reduzir os resultados a seis grupos de itens, nos quais se destacaram, a princípio, os seguintes pontos: a) há vinte e nove PA que se relacionam com todas as IMs; e b) a inteligência interpessoal relaciona-se com trinta PA. Os resultados iniciais revelam que para que os PA possam se desenvolver a partir do jogo eletrônico dependem de sucesso num domínio completo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Como Citar

BOMFOCO, M. A.; AZEVEDO, V. de A. JOGOS ELETRÔNICOS EM FOCO: ENCONTROS ENTRE OS PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41621. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos