JOGOS ELETRÔNICOS EM FOCO: ENCONTROS ENTRE OS PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41621Palavras-chave:
jogos eletrônicos, teorias de aprendizagem, inteligências múltiplas, princípios de aprendizagem, domínio semiótico.Resumo
Neste estudo, investigamos as possibilidades de associação entre duas teorias da aprendizagem: os princípios de aprendizagem presentes nos “bons jogos” eletrônicos (PA) de James Gee e as inteligências múltiplas (IMs) de Howard Gardner. A interação foi discutida com base na noção de Domínio Semiótico (DS). A associação entre os trinta e seis PA e as oito IMs permitiu reduzir os resultados a seis grupos de itens, nos quais se destacaram, a princípio, os seguintes pontos: a) há vinte e nove PA que se relacionam com todas as IMs; e b) a inteligência interpessoal relaciona-se com trinta PA. Os resultados iniciais revelam que para que os PA possam se desenvolver a partir do jogo eletrônico dependem de sucesso num domínio completo.Downloads
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Publicado
2013-07-30
Como Citar
BOMFOCO, M. A.; AZEVEDO, V. de A. JOGOS ELETRÔNICOS EM FOCO: ENCONTROS ENTRE OS PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41621. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41621. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos
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