Concepção de ferramenta de apoio à correção de questões dissertativas com base na adaptação de algoritmos de comparação e busca textual combinados com técnicas de préprocessamento de textos

Ricardo L. F. de Ávila, José M. Soares

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio para a correção de questões dissertativas em ambiente virtuais de aprendizagem, com a adaptação de algoritmos de comparação de frases
combinados com técnicas de pré-processamento de textos. Os testes realizados apontaram, no melhor caso, índices de similaridade de 71,42%. As questões que foram corrigidas como parcialmente corretas ou incorretas alcançaram 47,62% e 18,46%, respectivamente. Os resultados sugerem que, com a adição de novos mecanismos, como o uso de feedback com a apresentação de dicas para melhorar as respostas, o algoritmo pode ser utilizado como ferramenta de apoio na correção de questões dissertativas

Palavras-chave


algoritmos de comparação de frases, pré-processamento de textos, similaridade, radicalização

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36439

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br