Desenvolvimento da conceituação sobre a escrita mediado pela construção de mapas conceituais em uma rede de comunicação online: alguns resultados

Patrícia Behling Schäferi, Léa da Cruz Fagundes, Alex Fernando Teixeira Primo, Alberto J. Cañas

Resumo


O presente artigo propõe um método de intervenção voltado ao
desenvolvimento da conceituação de estudantes sobre a escrita. A iniciativa sustenta-se na integração de mapas conceituais a construções textuais de alunos em uma rede de produção de notícias. A análise é realizada com base na triangulação de dados referentes aos níveis de desenvolvimento da escrita linear, à taxonomia topológica e à taxonomia semântica de mapas conceituais. Os resultados alcançados permitem inferir um grau de
desenvolvimento solidário no que tange às duas formas representacionais investigadas, favorecendo tomadas de consciência no processo de revisão com vistas ao aprimoramento estrutural e semântico dos registros.

Palavras-chave


conceituação, escrita, comunicação, mapas conceituais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.36387

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br