Projeto MOVIDA: uma análise do processo de inclusão digital visando à inclusão social

Miriam N. Klemann, Alessandra P. Rodrigues, Liliana M. Passerino, Clevi Rapkiewicz

Resumo


Recursos físicos e conectividade não garantem a inclusão digital. A inclusão digital é um processo estabelecido dentro de uma sociedade mais ampla que busca satisfazer necessidades relacionadas com qualidade de vida. O presente artigo apresenta uma análise realizada a partir do Projeto MOVIDA sob o aspecto da inclusão digital, com o objetivo de verificar que tipo de inclusão social o mesmo propicia. Como metodologia foi realizado o levantamento de dados e a análise com base nas variáveis propostas por Warschauer (2006). Como principal resultado acredita-se que a metodologia utilizada favorece a análise dos impactos da inclusão digital no processo de inclusão social, a qual permitiu identificar os impactos no Projeto MOVIDA.

Palavras-chave


inclusão digital, inclusão social, Projeto MOVIDA

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.30913

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br