Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30881Palavras-chave:
tecnologias da informação, fluência tecnológica, formação de professores, ensino-aprendizagem.Resumo
O foco investigativo deste trabalho se constitui na fluênciatecnológica problematizada na disciplina complementar de graduação: Ciências Naturais e Exatas mediada por tecnologias educacionais em rede, ofertada nos Cursos de licenciatura em Física, Geografia e Química da Universidade XXX, como elemento imprescindível para o uso das tecnologias da informação e comunicação na transformação de saberes em espaços formativos dialógico-problematizadores e de construção de significados.Metodologicamente desenvolveu-se pesquisa-ação com ferramentas survey durante elaboração, implementação, análise e replanejamento da disciplina. Como resultado destaca-se a ausência de orientação sistemática para o uso das tecnologias educacionais numa perspectiva transformadora e produtora de novos saberes. A proposição conclusiva é que o sucesso na integração das tecnologias no ensino-aprendizagem requer planejamento, fluência, problematização, interação/interatividade e incentivo à autonomia.
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
BARIN, C. S.; MÜLLER, L.; ELLENSOHN, R. M. Construção de significados e interação com, no e pelo computador: estudos problematizados no AVEA Moodle sobre uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30881. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30881. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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